Criptoativos são protegidos por FGC?
Nenhum Criptoativo, bem como Bitcoin e Ethereum, é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), órgãos reguladores ou instituições envolvidas na negociação ou custódia dos ativos.
Criptoativos não são vinculados a instituições financeiras ou qualquer banco central, sendo assim, não contam com nenhum tipo de garantia.
O FGC é uma entidade de caráter privado e de atuação independente, que conta com recursos financeiros para ressarcir os investidores em caso de instabilidade financeira das instituições que oferecem esses ativos.
O valor utilizado pelo FGC é originário do próprio sistema financeiro, levantado por meio de contribuições pelas empresas associadas.
Posso usar Criptoativos como garantia em Bolsa?
Não. Devido à alta volatilidade e aos riscos que esse tipo de investimento oferece, não é possível utilizar Criptoativos como garantia em Bolsa.
Como declarar os investimentos em Criptoativos no Imposto de Renda (IRPF)? Eles constam no informe de rendimentos?
Fique atento às normas tributárias relacionadas às operações com Criptoativos para garantir que está cumprindo com a legislação no que se refere à declaração e recolhimento de tributos de ganho de capital ou de outras naturezas, quando aplicável.
Para te ajudar a cumprir com suas obrigações tributárias, a Toro disponibilizará o extrato com todas as suas transações realizadas dentro da plataforma.
Dentro do prazo legalmente exigido, você também terá acesso às informações necessárias para cumprimento da Declaração de Imposto de Renda (IRPF).
Porém, reforçamos a importância de você manter seu próprio controle.