IPO é uma sigla utilizada para se referir ao termo em inglês: Initial Public Offering, que traduzindo para o bom e velho português, significa Oferta Pública Inicial.
Em resumo, essa sigla indica um processo no mercado financeiro em que uma empresa passa a ser de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores.
O objetivo principal do IPO é captar recursos para realizar investimentos, ou seja, fazer o negócio crescer.
Clique aqui para ver mais explicações sobre o processo de IPO.
Qual é o período de reserva para o IPO?
O período de reserva e quantidade mínima consta no prospecto de cada oferta pública. O prospecto é um documento muito importante em um IPO, que tem como objetivo apresentar informações essenciais para que o investidor entenda a companhia que está abrindo o capital e assim possa tomar uma decisão de investimento bem fundamentada.
Por conter tantas informações, às vezes ele pode ter centenas de páginas. Esse documento é enviado para você por e-mail juntamente da oferta de IPO.
Tipos de ofertas públicas (IPO)
As ofertas podem ser primárias ou subsequentes.
Uma oferta pública primária (IPO) ocorre quando uma empresa emite novas ações ou cotas de fundos que são vendidos diretamente ao público. Assim, os recursos movimentados na distribuição das ações são direcionados para o caixa da companhia.
Já na oferta subsequente, também chamada de follow-on, são vendidas ações e fundos já existentes da companhia. Isso acontece quando os sócios atuais desejam diminuir a sua participação nos negócios, por exemplo. Nesse caso, quem recebe o dinheiro da venda são os acionistas, e não a empresa.
Como investir em IPO
O investidor que deseja participar de um IPO precisa ser cliente registrado de uma corretora ou um banco de investimento que esteja participando da operação.
Para saber se a Toro está participando em algum IPO de seu interesse e fazer a sua reserva, entre em contato com nossa equipe de Assessoria.
Se estiver, você pode fazer sua reserva, conforme o valor e quantidades desejados.