Cada investimento feito em Bolsa pode gerar diferentes custos, retenção de garantia, entrada ou saída de recursos, etc. Entenda algumas das ocorrências mais comuns:
Custos e tributos da B3
Fazer investimentos na Bolsa de valores gera custos, tributos e cobrança de emolumentos pela B3, a Bolsa de valores.
Mostramos como encontrar a Nota de corretagem e entender essas cobranças aqui.
Ajuste diário
Quando você faz um investimento de mais de um dia em ativos no mercado futuro, como Mini índice e dólar, podem ocorrer alguns fluxos de débito e crédito que talvez causem confusão.
Durante o período em que você fica posicionado no mercado futuro, ocorre a incidência de ajuste diário na sua conta. Ou seja, o ganho ou perda que você teve no dia é creditado/debitado no mesmo dia, sem que se acumule até o momento do encerramento.
Eles podem estar tanto no seus comprovantes de Bolsa, caso dos ajustes futuros, quanto no extrato de conta corrente. Por isso, vale ver o seu extrato de conta corrente clicando em "Ver extrato" ao lado de "Conta corrente" na página inicial do site. Para chegar lá é só clicar na marca da Toro. Nele você poderá encontrar algum dos débitos financeiros que não estão em comprovantes.
Nesse artigo do Blog da Toro explicamos mais sobre ajuste diário.
Margem de garantia
A margem de garantia nada mais é do que um valor depositado para garantir operações no mercado financeiro. Você pode ver o valor retido ou devolvido em seu extrato, como Garantias B3 (Ibovespa e BM&F).
Se você encerrar hoje um investimento posicionado em Mercado futuro, a garantia retida volta em aproximadamente 1 dia útil.
Já se você tem posições de Venda a descoberto, a garantia volta em aproximadamente 3 dias úteis após o encerramento da operação. Observe que esse prazo pode se estender, caso você continue fazendo outras operações.
Nesse artigo do Blog da Toro explicamos mais sobre Margem de garantia.
Veja também:Corretagem e Taxas ao investir em Bolsa