Os principais tipos de investimentos de Renda Fixa que temos disponíveis hoje são os CDBs, LCIs, LCAs, LCs e Tesouro Direto.
Os CDBs, LCIs e LCAs funcionam do mesmo jeito: você compra o título emitido pelo banco e recebe o valor corrigido com juros, sempre com a mesma proteção da Poupança, o FGC.
O CDB é utilizado pelo banco para financiar operações de empréstimo para os seus clientes. A LCI - Letra de Crédito Imobiliário é emitida para financiar atividades do mercado imobiliário (como construir um prédio, por exemplo). Já a LCA - Letra de Crédito do Agronegócio serve para financiar empresas e produtores rurais.
No caso dos LCs, você compra o título emitido por uma financeira e recebe o valor corrigido com juros, sempre com a mesma proteção da Poupança, o FGC.
Já o Tesouro Direto é um título público emitido pelo Governo Federal. Comprar um título é como se você emprestasse dinheiro para atividades governamentais e ele pagasse o seu empréstimo com juros. O Tesouro Direto não conta com a garantia do FGC. Quem garante esse tipo de investimento é o próprio Tesouro Nacional, ou seja, o governo, e normalmente oferece uma rentabilidade menor do que outros investimentos em Renda Fixa.
Qual a rentabilidade da Renda Fixa?
Na área de Renda Fixa, você consegue pesquisar os investimentos com maior rentabilidade no país. Assim, é possível encontrar investimentos com rentabilidade muito maior do que no seu banco e com a mesma segurança da Poupança.
Em 10 anos, isso pode ser a diferença em ter o dobro do dinheiro que você teria se investisse com seu banco ou na poupança. Quanto maior o tempo e o valor do seu investimento maior será a rentabilidade.
Ao buscar uma oportunidade através da nossa área de Renda Fixa, já ordenamos quais delas têm a melhor rentabilidade projetada. Para isso, analisamos a previsão da taxa de juros e inflação para o futuro.
Você também pode usar a função "Filtros avançados" para escolher entre uma taxa prefixada, pós-fixada ou atrelada à inflação.
O que é taxa pré-fixada?
No investimento com taxa prefixada, você já sabe exatamente qual a rentabilidade que vai ter. Ela é ideal para momentos em que a previsão é de queda para os juros no futuro. Em compensação, se os juros subirem, você pode deixar de aproveitar a chance de ganhar uma taxa maior.
O que é taxa pós-fixada?
No investimento com taxa pós-fixada, você sabe que vai ganhar uma porcentagem da taxa de juros calculada pelo CDI. Ela é ideal para quando se acredita que os juros podem subir no futuro. Isso porque nesse caso, sua rentabilidade vai aumentar ao longo do tempo junto com a alta dos juros. Em compensação, se acontecer uma queda dos juros, sua rentabilidade também vai diminuir.
O que é uma taxa atrelada à inflação?
Investimentos atrelados à inflação normalmente pagam uma taxa prefixada + uma taxa pós-fixada que segue algum índice de inflação, normalmente o IGPM ou IPCA. Ela é ideal para proteger o seu poder de compra em momentos de extrema incerteza e escalada da inflação. Em compensação, no caso de queda da inflação, ela vai ter uma performance bem pior.