Coloque todos os seus investimentos em um só lugar!
Você sabia que pode fazer a transferência dos seus investimentos, sem ter que resgatar ou pagar qualquer coisa por isso?
A transferência dos investimentos é gratuita, não altera o seu rendimento e não cancela a conta no seu banco ou corretora.
- Quais investimentos podem ser transferidos?
Praticamente, todos os seus investimentos podem ser transferidos para a Toro (ações, Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimento, BDR's, units, Fundos Imobiliários). Caso queira ajuda com esse processo, conte com o nosso time de assessoria!
Para realizar uma portabilidade de investimentos, basta seguir os passos a seguir:
- Trazendo seus investimentos para a Toro:
1 - Abra sua conta na Toro.
2 - Faça o download da Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM) de acordo com o tipo de investimento:
3 - Preencha todo o documento, imprima e assine ambas as páginas, conforme seu documento de identidade. O arquivo é editável, você pode preencher no computador antes de imprimir.
4 - Entre em contato com a sua instituição para saber como enviar as cópias da documentação para eles.
Veja, no fim do artigo, como é o procedimento em algumas corretoras.
Observação: Para transferência de custódia de Renda Fixa, informe para a Toro sobre a sua demanda de transferência. Entre em contato pelos canais de atendimento, localizados no rodapé do site.
- Saída da Toro
Se você está retirando ativos da Toro, siga os passos abaixo, de acordo com o tipo de investimento:
Para Renda Variável, Renda Fixa e Tesouro Direto
1 - Faça o download da Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM).
2 - Preencha todo o documento, imprima e assine nos campos solicitados, conforme seu documento de identidade. O arquivo é editável, você pode preencher no computador antes de imprimir.
3 - Digitalize o documento e envie as cópias para o e-mail portabilidade@toroinvestimentos.com.br. O envio precisa ser realizado através do e-mail cadastrado na Toro. Todas as vias precisam ser assinadas.
4 - A STVM pode ser assinada de próprio punho ou pela assinatura digital. Caso opte pela assinatura digital envie junto com a sua STVM o Certificado de Conclusão da assinatura digital.
5 - Digitalize e envie, no mesmo e-mail, seu documento de identificação RG ou CNH para análise das assinaturas.
Observação: Para transferência de custódia de Renda Fixa, informe a corretora de destino sobre a sua demanda de transferência. Entre em contato com ela pelos canais de atendimento.
Para Fundos de Investimento
1 - Faça o download da Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM) para Fundos.
2 - Preencha todo o documento, imprima e assine ambas as páginas, conforme seu documento de identidade. O arquivo é editável, você pode preencher no computador antes de imprimir.
3 - Digitalize o documento e envie as cópias para o e-mail portabilidade.fundos@toroinvestimentos.com.br. O envio precisa ser realizado através do e-mail cadastrado na Toro. Todas as vias precisam ser assinadas.
4 - Digitalize e envie, no mesmo e-mail, seu documento de identificação RG ou CNH para análise das assinaturas (no caso de CNH, não recebemos o modelo digital; você poderá enviar uma foto ou digitalizar o documento original).
Como preencher a STVM
- Identificação do cedente (de onde estão saindo os ativos)
Nome: Seu nome completo
Instituição: Toro CTVM 4090-8
Código de investidor: código na Toro com dígito (veja aqui como encontrar)
Seu CPF:
Seu endereço cadastrado na Toro:
- Identificação do cessionário (para onde estão indo os ativos)
Nome: Seu nome completo
Instituição: Nome e código da instituição para onde vão as ações/ativos
Código de investidor: código na corretora destino com dígito
Seu CPF:
Pessoa vinculada: Se tem vínculo empregatício com a instituição
Observações importantes
- Se você possui Renda Variável, Renda Fixa, Fundos de Investimentos e Tesouro Direto , faça 4 STVM diferentes;
- O documento usado para Fundos de Investimento é diferente do documento usado para Renda fixa e Ações. Lembre-se de baixar o correto (veja acima);
- O preenchimento do campo de valor de compra do ativo não é obrigatório para renda variável;
- No caso de Renda fixa, a quantidade é necessária, o preço de aquisição não;
- No campo Tipo na STVM de Renda Variável informar se é Ação, Fundo Imobiliário, ETF ou BDR. Se for Tesouro Direto, informar o tipo de produto do Tesouro Direto.
- Se Renda Fixa, colocar o tipo de produto (LCI, CDB etc).
- A documentação deve ser enviada para a corretora / banco onde os investimentos estão atualmente. Após validação, os investimentos são transferidos diretamente para a corretora que você solicitou!
Para que sua solicitação aconteça com sucesso, verifique os pontos abaixo:
- O cliente não poderá ter débitos pendentes, ativos com liquidação em curso ou em situações que o tornem indisponíveis (ex.: garantia);
- Não aceitamos solicitação de transferência com datas superiores a 30 dias;
- Não há transferência parcial, por isso é muito importante o preenchimento correto da solicitação de transferência;
- Não é possível transferência de fundos de investimento entre diferentes titularidades.
Motivos comuns de reprovação da transferência:
- A digitalização dos documentos está ilegível e/ou apresenta rasura;
- A assinatura da STVM está divergente da assinatura do documento de identificação;
- Há saldo devedor na conta;
- O envio da documentação foi realizado através de um e-mail diferente do e-mail cadastrado na Toro;
- O código do ativo está incorreto;
- Arquivo enviado está no formato editável;
- O código das contas e das corretoras de origem e/ou destino estão incorretos;
- Não foi enviada a foto, frente e verso, do seu documento de identificação.
- O endereço informado na STVM está diferente do cadastrado na Toro;
- Os ativos de Renda variável e de Renda Fixa foram enviados juntos em um mesmo formulário;
- Falta assinatura nos campos solicitados na STVM.
Diferente Titularidade
Doação: Enviar instrumento ou contrato particular de doação com reconhecimento de firma, declaração de ITCMD (ou de isenção), guia e comprovante de pagamento de ITCMD (quando aplicável) e a solicitação de transferência com reconhecimento de firma. Nesse tipo de transferência, as duas pessoas envolvidas na transação devem possuir conta na Toro e o pedido será ainda avaliado pelo Compliance.
Inventário judicial: Enviar certidão de óbito, plano de partilha, sentença homologatória da partilha, certidão de trânsito em julgado, formal de partilha, declaração de ITCMD (ou de isenção), guia e comprovante de pagamento de ITCMD (quando aplicável) e a solicitação de transferência com reconhecimento de firma (01 para cada herdeiro, conforme aplicável).
Inventário extrajudicial: Enviar instrumento público (Escritura de Inventário), certidão de óbito, declaração de ITCMD (ou de isenção), guia e comprovante de pagamento de ITCMD (quando aplicável) e a solicitação de transferência com reconhecimento de firma (01 para cada herdeiro, conforme aplicável).
Operações de empresas: Documentos societários que comprovem a previsão da operação desejada e devidamente registrados na Junta Comercial, conforme aplicável e a solicitação de transferência com reconhecimento de firma.
Prazo
A Toro realizará a transferência dos valores mobiliários, bem como dos eventuais direitos e ônus a eles atribuídos, a outro custodiante indicado pelo cliente, no prazo máximo de dois dias úteis (48 horas) contados do recebimento, pela Toro, da solicitação de transferência válida preenchida pelo cliente, sendo observados, em qualquer hipótese, os procedimentos operacionais aplicáveis.
Caso haja ativos na carteira remunerada (empréstimo doador) o prazo para transferência poderá superar os dois dias úteis.
No caso, por exemplo, de um recebimento da STVM de Renda Variável e Tesouro Direto dia 29/08/2022 às 15:00, o primeiro dia útil completa no dia 30/08/22 e o segundo dia útil completa no dia 31/08/2022 às 15:00.
Canais de atendimento
WhatsApp da Toro: Clique aqui para falar com a Toro pelo WhatsApp.
Envie sua dúvida: Clique aqui para falar com a nossa equipe por e-mail. Para facilitar seu atendimento, é importante que você selecione corretamente os campos sobre o conteúdo do e-mail. Assim, sua mensagem será respondida com agilidade.
Ouvidoria: Caso não consiga resolver sua dúvida com a nossa equipe de Assessoria, entre em contato com a nossa Ouvidoria nos telefone 0800 941 0820. Horário de atendimento: Dias úteis de 09:00 às 18:00.
PROCEDIMENTO EM OUTRAS CORRETORAS
Veja abaixo como é o procedimento em algumas corretoras. (Sua instituição pode exigir documentação e procedimentos específicos. Sempre entre em contato com eles para saber mais sobre o processo.)
Transferência de Custódia de origem Itaú Corretora
Forma de solicitação: Digital via área logada Itaú.
Procedimento:
Acesse a área logada do Itaú Corretora e clique na última opção do menu "Atendimento". Você verá a opção de "Transferência de custódia". Não é necessário código do cliente Itaú ou código do Itaú.
Você verá a opção "Como transferir a custódia de minhas ações do Itaú Corretora para outros Custodiantes".
Preenchimento:
-
- Código da Toro: 4090-8
- Seu código de cliente Toro: clique aqui para entender como consultar seu código de cliente.
Transferência de Custódia de origem Santander
Forma de solicitação: STVM modelo padrão Santander.
Procedimento:
-
- Você deve preencher o arquivo de STVM do Santander, imprimir, assinar e reconhecer firma do documento por autenticidade.
- O Santander disponibiliza a opção de validação da assinatura na agência, ao invés do reconhecimento de firma. Para isso, é necessário que você vá a agência para que dois gerentes possam validar a assinatura, com carimbo (antes de ir, entre em contato com o Santander para saber se essa opção está válida).
- Envie para o e-mail que o gerente Santander indicar ou via Correios para:
SANTANDER CCVM S/A
AV PRES JUSCELINO KUBITSCHEK, 2041, 2235 - PARTE - 24º ANDAR
SAO PAULO - SP, 04543-011
Preenchimento:
-
- Instituição Cedente: Santander CCVM S/A – 27
-
Código de cliente no cedente: é necessário consultar no CEI, clicando aqui.
Buscar pelo nome da corretora Santander e depois em “nº de conta” (é diferente da conta utilizada para fazer transferências financeiras). - Instituição Cessionário: Toro CTVM Ltda - 4090-8
- Código de cliente no cessionário: clique aqui para entender como consultar seu código de cliente.
Transferência de Custódia de origem Banco Inter
Forma de solicitação: STVM modelo padrão Inter.
Procedimento:
-
- Você deve preencher o arquivo deSTVM do Banco Inter, imprimir e assinar (assinatura simples).
- Envie por e-mail para o Banco Inter a ficha assinada com firma reconhecida por autenticidade. Precisa entrar em contato com Banco Inter e solicitar para qual e-mail você deve enviar.
Preenchimento:
-
- Instituição Cedente:Inter DTVM - 1099-5
- Código de cliente no cedente: necessário consultar no CEI, clicando aqui. Buscar pelo nome do Banco Inter e depois em “nº de conta” (é diferente da conta utilizada para fazer transferências financeiras).
- Instituição Cessionário:Toro CTVM Ltda - 4090-8
Código de cliente no cessionário: clique aqui para entender como consultar seu código de cliente.
Transferência de Custódia de origem Easynvest
Forma de solicitação: STVM modelo padrão Easynvest
Procedimento:
-
- Você deve preencher o arquivo de STVM da Easynvest, imprimir e assinar (assinatura simples).
- Envie para a Easynvest a cópia da ficha assinada + identidade para o e-mail stvm@easynvest.com.br informando, no assunto e corpo do e-mail, sua conta na Easynvest e seu número de CPF.
Preenchimento:
-
- Instituição Cedente: Easynvest Título CV S/A - 090-6
- Código de cliente no cedente: necessário consultar no CEI, clicando aqui. Buscar pelo nome da corretora Easynvest e depois em “nº de conta” (é diferente da conta utilizada para fazer transferências financeiras).
- Instituição Cessionário: Toro CTVM Ltda - 4090-8
- Código de cliente no cessionário: clique aqui para entender como consultar seu código de cliente.
Transferência de Custódia de origem XP Investimentos
Procedimento:
-
- Você deve preencher o arquivo de STVM da XP Investimentos, imprimir e assinar (assinatura simples).
- Envie para a XP Investimentos a ficha assinada + identidade na área logada XP: Produtos / Portabilidade de investimentos / Solicitação de saída / Renda Variável ou Renda Fixa ou Tesouro Direto ou Fundos.
Preenchimento:
-
- Instituição Cedente:XP Investimentos CCTVM - 003-5
- Código de cliente no cedente: necessário consultar no CEI, clicando aqui. Buscar pelo nome da corretora XP Investimentos e depois em “nº de conta” (é diferente da conta utilizada para fazer transferências financeiras).
- Instituição Cessionário:Toro CTVM Ltda - 4090-8
- Código de cliente no cessionário: clique aqui para entender como consultar seu código de cliente.
Transferência de Custódia de origem Rico
Forma de solicitação: STVM modelo padrão Rico.
Procedimento:
-
- Você deve preencher o arquivo de STVM da Rico, imprimir e assinar (assinatura simples).
- Envie para a Rico a ficha assinada + identidade na área logada Rico.
→ Acessando a área logada, no menu Superior, acesse "Ajuda", desça até o final da página e clique em "Mande seu e-mail".
→ Nesse momento, uma tela de envio será aberta. Em "Assunto", selecione "Transferência de Custódia" e em "Motivo", selecione "Envio de formulário STVM".
Preenchimento: - Instituição Cedente:XP Investimentos CCTVM - Filial Rico Corretora 386-7
- Código de cliente no cedente: necessário consultar no CEI, clicando aqui. Buscar pelo nome da corretora Rico e depois em “nº de conta” (é diferente da conta utilizada para fazer transferências financeiras).
- Instituição Cessionário:Toro CTVM Ltda - 4090-8
- Código de cliente no cessionário: clique aqui para entender como consultar seu código de cliente.
Transferência de Custódia de origem Clear
Forma de solicitação: STVM modelo padrão Clear.
Procedimento:
-
- Você deve preencher o arquivo de STVM da Clear, imprimir e assinar (assinatura simples).
- Envie para a Clear a ficha assinada + identidade para e-mail portabilidade.investimentos@clear.com.br informando, no assunto e corpo do e-mail, sua conta na Clear e seu número de CPF.
Preenchimento:
-
- Instituição Cedente: XP Investimentos CCTVM - Filial Clear Corretora 308-5
- Código de cliente no cedente: necessário consultar no CEI, clicando aqui. Buscar pelo nome da corretora Clear e depois em “nº de conta” (é diferente da conta utilizada para fazer transferências financeiras).
- Instituição Cessionário: Toro CTVM Ltda - 4090-8
- Código de cliente no cessionário: clique aqui para entender como consultar seu código de cliente.