Coloque todos os seus investimentos em um só lugar!
Você sabia que pode fazer a transferência dos seus investimentos, sem ter que resgatar ou pagar qualquer coisa por isso?
A transferência dos investimentos é gratuita, não altera o seu rendimento e não cancela a conta no seu banco ou corretora.
- Quais investimentos podem ser transferidos?
Praticamente, todos os seus investimentos podem ser transferidos para a Toro (ações, Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimento, BDR's, units, Fundos Imobiliários). Caso queira ajuda com esse processo, conte com o nosso time de assessoria!
Para realizar uma portabilidade de investimentos, basta seguir os passos a seguir:
- Trazendo seus investimentos para a Toro:
1 - Abra sua conta na Toro.
2 - Faça o download da Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM) de acordo com o tipo de investimento:
3 - Preencha todo o documento, imprima e assine ambas as páginas, conforme seu documento de identidade. O arquivo é editável, você pode preencher no computador antes de imprimir.
4 - Entre em contato com a sua instituição para saber como enviar as cópias da documentação para eles.
Veja, no fim do artigo, como é o procedimento em algumas corretoras.
Observação: Para entrada de investimentos em Renda Fixa, por favor, encaminhe a nota de negociação de cada título para notanegociacao.rf@toroinvestimentos.com.br e qualquer dúvida, entre em contato pelos canais de atendimento, localizados no rodapé do site.
- Saída da Toro
Se você está retirando ativos da Toro, siga os passos abaixo, de acordo com o tipo de investimento:
Transferência de Custódia digital
Agora, na Toro, você também pode realizar a portabilidade digital. Funciona de uma maneira bem simples: o processo começa pelo portal da B3, em que será possível transferir ações, ETFs, Fundos e BDRs entre diferentes instituições, desde que sejam contas de mesma titularidade.
Ao fazer o login e acessar a Área do Investidor do site da B3, você deve ir na seção “Portabilidade” para selecionar a corretora de onde deseja transferir seus investimentos.
Em seguida, o sistema irá apresentar uma página com as etapas de solicitação. O próximo passo é informar o número da conta, marcar a corretora de destino das aplicações e informar quais ativos serão migrados, com a quantidade especificada.
Veja um passo a passo divulgado pela própria B3:
Depois que o processo estiver concluído, no site da Toro, ao acessar a sua conta, você receberá uma notificação sobre o seu processo de transferência, pedindo para que você confirme o pedido. Veja o exemplo abaixo:
Depois de confirmar os investimentos que você gostaria de transferir, você verá a seguinte tela de aprovação:
Como é possível perceber pelo exemplo acima, o prazo para aprovação é de 2 dias úteis e você pode também optar por desistir, caso não queira mais fazer a transferência de custódia.
Caso você tenha qualquer dúvida sobre esse processo, lembre-se de entrar em contato com o seu Assessor de Investimentos.
Transferência via formulário
Para Renda Variável, Renda Fixa e Tesouro Direto
1 - Faça o download da Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM).
2 - Preencha todo o documento, imprima e assine nos campos solicitados, conforme seu documento de identidade. O arquivo é editável, você pode preencher no computador antes de imprimir.
3 - Digitalize o documento e envie as cópias para o e-mail portabilidade@toroinvestimentos.com.br. O envio precisa ser realizado através do e-mail cadastrado na Toro. Todas as vias precisam ser assinadas.
⚠️ Atenção: para que a sua solicitação de transferência seja analisada, envie o formulário para o e-mail portabilidade@toroinvestimentos.com.br. Solicitações de transferência enviadas para outros e-mails não serão consideradas.
4 - A STVM pode ser assinada de próprio punho ou pela assinatura digital. Caso opte pela assinatura digital envie junto com a sua STVM o Certificado de Conclusão da assinatura digital.
5 - Digitalize e envie, no mesmo e-mail, seu documento de identificação RG ou CNH para análise das assinaturas.
Observação: Para transferência de custódia de Renda Fixa, informe a corretora de destino sobre a sua demanda de transferência. Entre em contato com ela pelos canais de atendimento.
Para Fundos de Investimento
1 - Faça o download da Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM) para Fundos.
2 - Preencha todo o documento, imprima e assine ambas as páginas, conforme seu documento de identidade. O arquivo é editável, você pode preencher no computador antes de imprimir.
3 - Digitalize o documento e envie as cópias para o e-mail portabilidade.fundos@toroinvestimentos.com.br. O envio precisa ser realizado através do e-mail cadastrado na Toro. Todas as vias precisam ser assinadas.
4 - Digitalize e envie, no mesmo e-mail, seu documento de identificação RG ou CNH para análise das assinaturas (no caso de CNH, não recebemos o modelo digital; você poderá enviar uma foto ou digitalizar o documento original).
Como preencher a STVM
- Identificação do cedente (de onde estão saindo os ativos)
Nome: Seu nome completo
Instituição: Toro CTVM 4090-8
Código de investidor: código na Toro com dígito (veja aqui como encontrar)
Seu CPF:
Seu endereço cadastrado na Toro:
- Identificação do cessionário (para onde estão indo os ativos)
Nome: Seu nome completo
Instituição: Nome e código da instituição para onde vão as ações/ativos
Código de investidor: código na corretora destino com dígito
Seu CPF:
Pessoa vinculada: Se tem vínculo empregatício com a instituição
Observações importantes
- Se você possui Renda Variável, Renda Fixa, Fundos de Investimentos e Tesouro Direto , faça 4 STVM diferentes;
- O documento usado para Fundos de Investimento é diferente do documento usado para Renda fixa e Ações. Lembre-se de baixar o correto (veja acima);
- O preenchimento do campo de valor de compra do ativo não é obrigatório para renda variável;
- No caso de Renda fixa, a quantidade é necessária, o preço de aquisição não;
- No campo Tipo na STVM de Renda Variável informar se é Ação, Fundo Imobiliário, ETF ou BDR. Se for Tesouro Direto, informar o tipo de produto do Tesouro Direto.
- Se Renda Fixa, colocar o tipo de produto (LCI, CDB etc).
- A documentação deve ser enviada para a corretora / banco onde os investimentos estão atualmente. Após validação, os investimentos são transferidos diretamente para a corretora que você solicitou!
Para que sua solicitação aconteça com sucesso, verifique os pontos abaixo:
- O cliente não poderá ter débitos pendentes, ativos com liquidação em curso ou em situações que o tornem indisponíveis (ex.: garantia);
- Não aceitamos solicitação de transferência com datas superiores a 30 dias;
- Não há transferência parcial, por isso é muito importante o preenchimento correto da solicitação de transferência;
- Não é possível transferência de fundos de investimento entre diferentes titularidades.
Motivos comuns de reprovação da transferência:
- A digitalização dos documentos está ilegível e/ou apresenta rasura;
- A assinatura da STVM está divergente da assinatura do documento de identificação;
- Há saldo devedor na conta;
- O envio da documentação foi realizado através de um e-mail diferente do e-mail cadastrado na Toro;
- O código do ativo está incorreto;
- Arquivo enviado está no formato editável;
- O código das contas e das corretoras de origem e/ou destino estão incorretos;
- Não foi enviada a foto, frente e verso, do seu documento de identificação.
- O endereço informado na STVM está diferente do cadastrado na Toro;
- Os ativos de Renda variável e de Renda Fixa foram enviados juntos em um mesmo formulário;
- Falta assinatura nos campos solicitados na STVM.
Prazo
A Toro realizará a transferência dos valores mobiliários, bem como dos eventuais direitos e ônus a eles atribuídos, no prazo máximo de dois dias úteis. Esse prazo é iniciado considerando o horário de recebimento da solicitação de transferência válida e preenchida pelo cliente.
Caso haja ativos na carteira remunerada (empréstimo doador), o prazo para transferência poderá superar os dois dias úteis.
Por exemplo, considerando o recebimento da STVM de Renda Variável e Tesouro Direto em dias úteis, o primeiro dia do prazo completa no dia útil seguinte de acordo com o horário recepcionado.
É importante lembrar que as solicitações de transferências recebidas a partir das 17:00hs terão o início do prazo no próximo dia útil.
Canais de atendimento
WhatsApp da Toro: Clique aqui para falar com a Toro pelo WhatsApp.
Envie sua dúvida: Clique aqui para falar com a nossa equipe por e-mail. Para facilitar seu atendimento, é importante que você selecione corretamente os campos sobre o conteúdo do e-mail. Assim, sua mensagem será respondida com agilidade.
Ouvidoria: Caso não consiga resolver sua dúvida com a nossa equipe de Assessoria, entre em contato com a nossa Ouvidoria nos telefone 0800 941 0820. Horário de atendimento: Dias úteis de 09:00 às 18:00.