1. Objetivo
Conforme o documento "Regras e Procedimentos para Transparência na Remuneração dos Distribuidores", disponível no site da Anbima, a Toro deve disponibilizar em seu site na internet
documento com linguagem clara e acessível, que contenha informações sobre o recebimento de
remuneração, direta ou indireta, pela Distribuição de Produtos de Investimento.
2. Aspectos gerais
2.1 Atividade de Distribuição:
Especificar os serviços que podem ser prestados pelo Distribuidor, bem como os limites de atuação:
A Toro é uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central e pela CVM a distribuir produtos de investimentos e intermediar as operações relacionada a esses produtos. Os principais produtos que os clientes encontram na Toro são: Fundos de investimentos, Tesouro Direto, Títulos de Renda Fixa Públicos, Títulos de Renda Fixa Privados, Ações e derivativos, Fundos imobiliários, Aluguel de ações e Operações estruturadas.
2.2 Portfólio de Produtos de Investimento:
Informar se a instituição distribui Produtos de Investimento próprios e/ou de terceiros, e, no caso de Distribuição de terceiros, se existem Produtos de Investimento que concorrem com os seus Produtos de Investimento, detalhando o motivo pelo qual são concorrentes:
A Toro distribui produtos próprios e de terceiros. Considera-se como produtos próprios aqueles
emitidos/administrados/geridos por empresas que compõem o conglomerado Santander, do qual a Toro faz parte, podendo ser Títulos de Renda Fixa, que concorrem com outros emissores bancários do mesmo nível de risco, e Fundos de Investimentos (inclusive aqueles geridos pela Toro Asset Management), que concorrem com outros produtos da mesma classe, sem nenhum benefício. Os produtos próprios são tratados como mais um produto da plataforma.
2.3 Recomendação de Produtos de Investimentos:
Informar os critérios adotados pela instituição para a escolha dos Produtos de Investimento que serão recomendados aos investidores, considerando a diversidade de produtos que compõe seu portfólio:
Só serão recomendados produtos de investimentos enquadrados ao perfil Suitability do Investidor.
3. Forma de remuneração da instituição pela Distribuição de Produtos de Investimentos:
A Toro recebe comissionamento pela venda dos produtos financeiros conforme detalhado na tabela
abaixo:
Produto | Forma de remuneração |
Fundos de investimentos | Percentual de taxa de administração e percentual de taxa de performance |
Tesouro Direto | Não há remuneração (taxa de corretagem zerada)* |
Oferta primária de títulos bancários | Diferença entre o custo de aquisição e de venda (“spread”) ou taxa de distribuição a depender do emissor |
Intermediação de operações no mercado secundário de renda fixa (bancários, crédito privado e títulos públicos) |
Diferença entre o custo de aquisição e de venda (“spread”) |
Ofertas públicas (listados e não listados) | Taxa de distribuição |
Ações e derivativos** | Taxa de corretagem para clientes que operem pela mesa ou que operarem pelo modo de encerramento automático; taxa de corretagem sobre operações de zeragem compulsória; parte dos volumes de ordens direcionadas a ambientes de negociação específicos no caso de minicontratos futuros |
Fundos imobiliários** | Taxa de corretagem para clientes que operem pela mesa |
Aluguel de ações | Taxa de corretagem correspondente a uma porcentagem sobre a taxa de aluguel negociada |
Operações estruturadas | Taxa de corretagem |
* Remuneração paga pela B3 no âmbito do Ofício Circular 173/2022-PRE da B3 (Programa de Expansão
da Base de Investidores do Tesouro Direto – 2023)
** Para mais detalhes consultar https://www.toroinvestimentos.com.br/info/custos
Os ganhos obtidos com a distribuição de produtos próprios são destinados às empresas componentes
do conglomerado Santander que o emite/administra/gere que, então, remunera a Toro.
4. Potenciais conflitos de interesse:
-
Remuneração: A remuneração paga pela distribuição de produtos de investimento pode gerar
conflito de interesses com os assessores da Toro, pois eles estão inseridos em um modelo de
remuneração que varia de acordo com os produtos ofertados. Ou seja, na prática, eles poderiam
ser incentivados a ofertar mais um produto do que outro.
-
Produtos próprios: Preferência pela indicação de produtos próprios, ou seja, produtos
emitidos/administrados/geridos por empresas que compõem o conglomerado Santander, do
qual a Toro faz parte, podendo ser Títulos de Renda Fixa e Fundos de Investimentos.
5. Mitigadores:
-
Transparência: o cliente recebe todos os documentos exigidos pela regulação, independente do
canal de venda, com o objetivo de apoiar a decisão de investimento do cliente.
-
Cashback Toro: foi criado um modelo simples e transparente de repasse da comissão paga sobre
taxa de administração na distribuição de fundos para os clientes, conhecido como “Cashback
Toro”. Quando o cliente investe em um Fundo de Investimento na Toro, ele recebe de volta
parte da taxa de administração deste Fundo que fica com a corretora. A Toro renunciou à parte
desse dinheiro para que todos os clientes possam ganhar mais ao investir. O valor do Cashback
varia de acordo com o rebate que recebemos em cada Fundo e o cliente recebe em dinheiro,
direto na conta da Toro, para usar como quiser.
-
Asset Allocation recomendado: a área de análise da Toro não possui conflitos de interesse e
mensalmente divulga um relatório com a carteira ideal para cada perfil de risco de cliente. Esta
carteira é enviada aos clientes e é um modelo para a assessoria. O objetivo do Asset Allocation
recomendado é mitigar os riscos dos clientes e evitar carteiras desbalanceadas focadas em
classes com os maiores rebates.
-
Produtos sugeridos: assim como o Asset Allocation recomendado, a área de análise da Toro
monta algumas carteiras de produtos sugeridas. O objetivo destas carteiras é mostrar para os
clientes e assessores os melhores produtos dentro de cada uma das classes. Esta transparência
evita que os assessores indiquem somente produtos com os maiores rebates.
-
Remuneração de produtos próprios: a remuneração dos assessores para oferta, tanto de
produtos próprios, como de produtos de terceiros é similar, evitando assim o incentivo à
distribuição de produtos próprios.
6. Validade:
Esse documento foi aprovado pela Diretoria em outubro de 2023 e será atualizado em período não superior a 24 (vinte e quatro) meses, ou sempre que houver alterações.
7. Informações adicionais:
Para demais informações acesse o portal de educação financeira da ANBIMA “Como Investir” (www.comoinvestir.com.br).
8. Ouvidoria:
0800 941 0820
ouvidoria@toroinvestimentos.com.br
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