Quem tem interesse nesse mercado pode investir em ETFs referenciados em criptoativos ou em Contrato Futuro de Bitcoin (BIT), negociados como ativos na Bolsa.
Os ETFs são Fundos atrelados a índices de referências. Isso significa que o gestor do Fundo ajusta a composição do ETF para que ele acompanhe o indicador.
O Contrato Futuro de Bitcoin, por sua vez, é um instrumento derivativo atrelado ao índice Nasdaq Bitcoin Reference Price (NQBTC). Sua liquidação é 100% financeira, ou seja, não há compra e venda de ativos virtuais.
ETFs de criptoativos
ETF é a sigla para Exchange Traded Funds. Ou seja, são Fundos de Investimento que captam recursos para aplicar em carteiras que seguem algum índice como referência, como, por exemplo: o Ibovespa, o S&P 500, o Small (índice das small caps), entre outros. Em outras palavras, é uma forma de ter acesso a uma carteira diversificada realizando o aporte em um único código de negociação.
Novidade do ano de 2021, a Bolsa de Valores começou a implementar os primeiros ETFs de criptoativos, ou seja, Fundos que captam recursos para investir nesse tipo de ativo de renda variável.
Os ETFs de criptoativos acompanham indicadores de Bitcoins (BTC) ou altcoins (criptoativos diferentes de BTC). A diferença entre criptoativos e ETFs de cripto é a regulamentação. Os ETFs são Fundos negociados na Bolsa e atendem às regras da CVM, já os criptoativos normalmente são negociados via blockchains.
Para saber mais sobre os ETFs, veja esse post no blog da Toro.
Contrato Futuro de Bitcoin (BIT)
Em março de 2024, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o lançamento do contrato futuro de bitcoin (BIT) pela B3, sendo mais uma alternativa ao investidor para sua proteção contra oscilações de preços da Bitcoin.
Para negociar contratos futuros de bitcoin na Toro, o investidor deverá depositar uma margem mínima por contrato e, caso pretenda manter sua posição no contrato (swing trade), será preciso depositar o equivalente a um percentual do valor do contrato. Os valores exigidos poderão ser consultados neste link.
O contrato futuro de bitcoin possibilita a negociação da expectativa e a exposição ao preço futuro da Bitcoin, sem a necessidade de comprar ou vender a criptoativos. Os resultados financeiros das negociações ocorrem sobre a variação de preço da Bitcoin.
Para saber mais sobre Contratos do Mercado Futuro, veja esse post no blog da Toro.
Como investir
Na Toro, você pode investir nos ETFs de ativos virtuais, como QBTC11 e HASH11, e no contrato futuro de bitcoin (BIT). Para isso, é só fazer login no site da Toro, clicar em Bolsa > Explore o mercado, e então procurar pelo código do ativo.